domingo, 1 de julho de 2012

História do Iphone

Durante muitos anos a empresa tecnológica Apple Inc. pesquisou, criou, desenvolveu e aprimorou um ‘telefone inteligente’, capaz de acumular funções típicas de um celular, como realizar ligações; de um computador, como a navegação na rede, a troca de mensagens de texto (SMS); os recursos de uma câmera digital, incluindo a edição de fotos; de um Ipod – como a execução de músicas e a transmissão de vídeos e filmes; e também visual voicemail – espécie de secretária eletrônica que permite a seleção dos recados inseridos em uma lista disponível no monitor deste equipamento – e conexão wi-fi.



Até agora a Apple já reconheceu oficialmente mais de duzentas patentes referentes à tecnologia utilizada no Iphone. Recentemente chegou ao mercado uma versão mais moderna deste produto, o 3G, ou seja, ele pertence à terceira geração da telefonia móvel. No Brasil suas vendas tiveram início no dia 26 de setembro de 2008.
Esta tecnologia foi revelada ao mundo em 9 de janeiro de 2007, e veio a público no dia 29 de junho deste mesmo ano, nos Estados Unidos, disseminando-se, a partir deste momento, por vários países do continente europeu, tais como Alemanha, Grã-Bretanha e França. Logo depois ela desembarcou em solo asiático e navegou pelo restante da Europa.
O Iphone é especial por aliar em um único aparelho, perfeitamente, os vários recursos que o compõem, ao contrário de outros produtos. O empresário Steve Jobs, co-fundador da Apple, realizou pessoalmente a checagem das diversas virtudes deste equipamento diante dos potenciais consumidores.
Nesta experiência pioneira, Jobs efetuou uma ligação e, sem que ela precisasse ser suspensa, recebeu de seu interlocutor, simultaneamente, uma foto enviada por e-mail. Logo em seguida ele testou outro significativo recurso, uma modalidade de GPS, por meio do Google maps; ele selecionou uma filial do café Starbucks e, rapidamente, já estava se conectando pelo telefone com um de seus funcionários.
Ao contrário de seus antecessores, os convencionais smartphones, ele apresenta, no lugar de teclas minúsculas difíceis de manusear, um botão com função de ‘home’ e uma tela multicolorida de alta resolução, acessível através de toques múltiplos. Dependendo da função que ele deverá cumprir, os recursos necessários aparecem. Por exemplo, se a pessoa deseja enviar um e-mail ou um SMS, surge na tela um teclado, na porção inferior, e então ela pode digitar seu texto.
Além de tudo, o Iphone é dotado do poder de corrigir os erros cometidos no processo de digitação e os toques involuntários em sua tela. Também quando se quer ouvir um som ou assistir um vídeo, o equipamento exibe os controles imprescindíveis. Ele obedece aos movimentos dos dedos, que ao se fecharem sobre uma foto podem ampliá-la ou, ao se apartarem, possibilitam o distanciamento da imagem. Controlam-se os aplicativos subindo o dedo ao longo da tela, ou movendo-o para baixo.
A Apple protege sua criação através de um sistema de bloqueios, que só permite o uso de aplicativos anteriormente licenciados por ela; e a opção por operadoras que sejam suas parceiras; entre outras providências seriamente reguladas por esta empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário